top of page
 

Em 1964 foi convidado por um grupo de quinze arquitetos a tomar parte na fundação da ABDI - 

Associação Brasileira de Desenho Industrial, integrando a primeira Diretoria, com a qual colaborou durante muitos anos. Neste mesmo ano, pensando em produzir móveis contemporâneos em escala industrial, fundou a PROBJETO, contratando Décio Pignatari e Alexandre Wolner para criarem, 

respectivamente, o nome e a marca da empresa. Seu objetivo não era apenas o de fabricar móveis; 

desejava oferecer idéias de vanguarda dos melhores designers nacionais e internacionais, fabricando-os 

em nosso mercado, e com know-how adaptado à nossa realidade. 

O primeiro sucesso foi imediato: a introdução da cadeira Dinamarquesa, do designer escandinavo Arne Jacobsen, uma cadeira de linhas claras e funcionais, com um conceito extremamente simples. Como resultado, foram produzidas aproximadamente um milhão de peças até 1987, quando o produto saiu de linha. Simultaneamente ao seu sucesso, foram lançadas diversas linhas de poltronas e cadeiras para 

escritórios e áreas de público, desenhadas por Carlo B. Fongaro, arquiteto italiano radicado no Brasil. 

No início da década de 70, a Cassina, tradicional empresa italiana de mobiliário residencial, veio ao 

Brasil buscar uma indústria nacional para licenciar a fabricação de seus produtos, tendo escolhido a 

PROBJETO após uma detalhada análise de nosso mercado. Como conseqüência, em 1972 a PROBJETO 

adquiriu a tecnologia e o licenciamento para produção, com exclusividade no Brasil, de toda a linha de móveis residenciais fabricada na Itália pelo grupo Cassina, projetada por seus famosos designers Mário Bellini, Vico Magistretti, Afra e Tobia Scarpa, G. F. Frattini, Piero de Martini, Francesco 

Binfaré, entre outros. 

 

A história da PROBJETO confunde-se com a própria história do design de móveis no Brasil. Foi fundada 

em 1964 por Léo Seincman que, desde a fundação de sua primeira indústria de móveis, a AMBIENTE, no início da década de 50, sentiu que havia um desejo, por expressiva parcela dos arquitetos, de trazer conceitos contemporâneos do design de interiores compatíveis com a moderna linguagem arquitetônica, que desde então já mostrava sua força em nosso país. 

Foi, portanto, com um certo sentimento de pioneirismo, aliado a nomes como Giancarlo Palanti, Lina Bo Bardi, Eduardo Corona, Roberto Aflalo, Heino Orro e Carlo B. Fongaro, que Léo Seincman colaborou para que a arquitetura de interiores e a criação de mobiliários brasileiros entrassem definitivamente na era moderna. Na verdade, na década de 60 ainda pouco se conheciam, bem como não se formavam, profissionais de design no Brasil. Tendo em mente estimular os arquitetos brasileiros a conquistar o terreno do “industrial design”, Léo Seincman promoveu, em 1960, através do IAB - Instituto dos Arquitetos do Brasil, o primeiro Concurso Nacional para Desenho de Móveis Contemporâneos, do qual saíram premiados Acácio Gil Borsoi e Joaquim Guedes e equipe. 

 

 

Tais tecnologias, até então praticamente inexistentes no país, trouxeram ao mercado brasileiro o que 

havia de mais moderno na fabricação de estofados: fabricação de espuma de poliuretano flexível pelo 

processo de injeção a frio, novos processos para a fabricação de estruturas em aço e em fiber-glass, 

novos materiais sintéticos e sua aplicação ao setor de estofados. 

Em 1995 a PROBJETO passou a produzir, sob licença exclusiva para o Brasil, os produtos LAMM (Itália), cadeiras e equipamentos para escritórios e áreas públicas. A LAMM é, atualmente, um dos líderes europeus na fabricação de assentos para áreas coletivas, distinguindo-se pela qualidade, ergonomia e design de seus produtos. 

Em 1997 a PROBJETO inicia a fabricação, sob licença exclusiva para a América do Sul, dos produtos 

BPA International, renomada empresa italiana de estofados para residências e escritórios. 

Em 2007 a PROBJETO fechou um acordo com a FREZZA s.p.a. (Itália), para fabricação exclusiva sob 

licença de postos de trabalho de staff, postos direcionais e outros produtos corporativos. Hoje, em seu parque industrial, a PROBJETO desenvolve e fabrica mobiliário para escritórios, residências e áreas de público. Sempre focando como objetivo o bom design, a PROBJETO conta com o respaldo dos centros de pesquisa de suas licenciadoras internacionais, além de um permanente intercâmbio de idéias criativas com alguns dos melhores designers brasileiros. Como prova disso, em 1992 a cadeira para auditório “Clipper”, projetada pelo designer brasileiro Oswaldo Mellone, foi premiada pela revista “Industrial Design: Annual Design Review” (EUA) com a medalha de ouro na categoria mobiliário. 

Por estas razões, a PROBJETO é nacionalmente reconhecida pelos Consumidores, Arquitetos, Designers de Interiores e Especificadores como empresa expoente por sua qualidade, design inovador e abrangente assistência a seus Clientes. Possui também uma longa tradição de respeito ao trabalho dos designers brasileiros e estrangeiros, estabelecendo parcerias sempre caracterizadas por sua seriedade. 

A fabricação esmerada, centrada na perfeição de detalhes e acabamentos, faz com que nossos Clientes sintam que estão adquirindo produtos elaborados, que valorizam o melhor do design moderno, da ergonomia e dos atuais recursos da tecnologia.

bottom of page